segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O Trem Maglev


Figura 1. Trem Magnético.

Este blog foi criado com o objetivo apresentar o planejamento, desenvolvimento, teoria e evolução do projeto de um Trem Magnético tipo inductack (Maglev) requisitado pela disciplina de Física C prática.

O protótipo será constituído por um trilho composto por duas bases de MDF, com largura de 100 mm e comprimento de 250 mm cada, com cavilhas de madeira do tipo macho e fêmea nas extremidades e perfil ‘T’ de 3⁄4 de polegada em alumínio parafusado na madeira, rente com as bordas.; um trem feito de tubo de PVC com 12 cm, ímãs Neodímio N35 Bloco 35x15x10 mm e rodas auxiliares para locomoção inicial e um sistema elétrico com fios de cobre para sistema de bobinas, fonte de tensão, sistema de chaves para correntes e interruptor.


Histórico



Figura 2.Trem Maglev.
O Trem Maglev é uma nova tecnologia de transporte, que emprega a geração de campos magnéticos para levitar, direcionar e propulsionar trens de alta velocidade, agregando segurança, baixo impacto ambiental e custos mínimos de manutenção.
Apesar de pouco conhecido, está sendo desenvolvido há décadas, sendo criteriosamente estudado para trazer benefícios não ofertados por nenhum meio de transporte anterior.
A ideia nasceu em 1900 com os americanos Robert Goddard e Emile Bachelet, que propuseram a utilização de uma tecnologia de levitação magnética para transporte, mas somente na década de 30 que o inventor alemão Herman Kemper conseguiu criar um conceito técnico para um “veículo monotrilho sem rodas” baseado no princípio da atração e repulsão magnética.
Figura 3. Trem Maglev deixando a estação.
Tal invenção foi patenteada pelo próprio Herman e posteriormente serviu de incentivo para Alemanha, que desenvolveu o TRANSRAPID, e  o Japão, o carro linear ou LINEAR SHINKANSEN. No decorrer do tempo o Japão continuou o desenvolvimento de sua linha, enquanto a Alemanha que parou nos anos 2000, mas posteriormente foi contratada pela China que se interessou pelo sistema MAGLEV e investiu milhões para construir uma linha TRANSRAPID em Xangai.


Apresentação da Equipe


Somos estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC das graduações Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, onde estamos cursando a disciplina Física C prática  e fomos desafiados pelo Prof.MSc. Rafael Bittencourt a construir um protótipo de Trem Magnético do tipo inductrack (Maglev).



Figura 4. Membros da Equipe: Francisco Brasiliano, , Eduarda Silva Almeida, Anna Luyza Andrade Santana da Cruz, Felipe Mohr Santos Muniz Barreto, Rei Carlos Jardim e Philipe Santana.

O Cronograma

A seguir, pode ser observado nosso cronograma para o projeto. Nele, planejamos e organizamos, passo a passo, as etapas a serem seguidas e em qual período deverão ser realizadas.


Figura 5. Cronograma do Projeto.


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APRESENTAÇÃO FINAL

Projeto Finalizado Agradecimentos Nós agradecemos ao Prof. Msc. Rafael Bittencourt pelo acompanhamento e instrução durant...